segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Alckmin foi eleito pelo Ficha Limpa


Nem precisou acontecer nos rincões distantes onde predomina o vácuo institucional. Em pleno berço da civilidade cosmopolita, o Judiciário paulista acaba de protagonizar o primeiro golpe eleitoral viabilizado pela espúria lei da Ficha Limpa.

Geraldo Alckmin livrou-se do segundo turno (e José Serra de uma desgastante disputa secundária) graças a uma canetada de algum desconhecido vestindo um manto preto. Jamais saberemos se foi uma decisão tecnicamente correta, mas no fundo isso é irrelevante. Ou se respeita o processo eleitoral em curso, ou vivemos uma tribunocracia.

O que diria a imprensa “ética” se Dilma Rousseff se elegesse nas mesmas circunstâncias? E quanto falta até que suas excelências comecem a receber prebendas para beneficiar candidatos poderosos, se é que isso já não acontece?

Enquanto os incautos se empenham num combate extemporâneo e desnecessário ao malufismo, os justiceiros de plantão acabam de jogar a maior máquina administrativa do país no colo da Opus Dei. Não foi por falta de aviso.

Atualização em 5 de outubro - Evidentemente, essa análise sobrevive à divulgação dos votos impugnados. Os eleitores identificados com os três candidatos atingidos são bem-informados e particularmente sensíveis à questão ética. Boa parte anulou ou votou em branco ao saber do veto judicial.

3 comentários:

Davi Lemos disse...

Gostaria de saber de algum defensor ingenuo deste ficha limpa como ele se sentiria se o seu voto fosse ANULADO pelo judiciario. Com essa lei, o poder de decisão se desloca do povo, para o nosso suspeitissimo judiciario que, baseando-se até mesmo em suspeitas ou indicios, pode impugnar a candidatura de candidatos, jogando no lixo o voto de milhares de eleitores (se alguém é idiota o suficiente para votar no Maluf, paciencia, é triste, mas deve ser uma escolha a ser respeitada)

Essa lei terrivel é defendida por quase 100% da população, porque criou-se, pela mídia, a ideia de que politico já nasce culpado, e que todos são iguais. Isso, mais o preconceito de classe, que diz que o povo não sabe votar, e deveria ser salvo de si mesmo. Ora, não tenho duvida de que a candidata laranja Marina ganhou muitos votos de "moderninhos esclarecidos", que acham que ela é de fato a representante de uma terceira via, quando, na verdade, o PV é apenas o novo repositorio de politicos conservadores e empresarios.

Anônimo disse...

Totalmente sem noção.

Humberto Carvalho Jr. disse...

Questionei isso no momento em que os votos dos candidatos do PCB, PSOL e outros foram zerados. Somente os votos do Paulo Búfalo seriam suicientes para levar a disputa para o segundo turno em SP.

A velha imprensa jamais colocará vírgulas na "vitória" de Alckmin. Para eles é uma questãqo de honra.