sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Só que nens

 

Campinas foi considerada a metrópole com melhor índice de bem-estar do Brasil. Para um morador crítico do lugar, há duas constatações imediatas: a de que o nível das outras regiões deve ser muito, muito baixo, e a de que os dados do Censo de 2010 ficaram atipicamente defasados.

Uma sucessão de governos desastrados foi minando aos poucos as grandes qualidades urbanísticas que fizeram certa fama da cidade nas décadas passadas. A situação presente é de carência infra-estrutural generalizada e abandono dos aparelhos públicos de esporte, lazer e cultura. Os transportes são particularmente mal administrados; o trânsito beira um caos surrealista, com lentidões dignas dos mais problemáticos centros metropolitanos.

A imprensa corporativa, comprometida com a eleição de Jonas Donizette (PSB/PSDB), adora as comparações descabidas que o trabalho do Observatório sugere. Pois, se vale qualquer paralelo conveniente, a imagem acima, do metrô de Munique, ajuda a colocar as coisas numa perspectiva mais realista. Campinas, com a mesma população da cidade alemã, não possui um centímetro de rota metroviária.

Nenhum comentário: