quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O TCU na berlinda


















Eis que Tribunal de Contas da União voltou a centralizar a atenção do noticiário. É uma espécie de órgão fomentador das chorumelas eleitorais, especialmente quando se trata de minar a imagem da Petrobrás e do Programa de Aceleração do Crescimento.

Mas a imprensa corporativa, muito sabuja, “esquece” de informar quem são os membros desse clube misterioso de bravos moralizadores da política nacional.

O presidente do TCU, José Jorge, foi ministro de Minas e Energia do governo Fernando Henrique Cardoso. Na época do apagão. Senador pelo DEM, ocupou a vaga de candidato a vice-presidente na chapa de Geraldo Alckmin, em 2006.

Outro membro do TCU é Augusto Nardes. Aquele da “vergonha” na Copa. Nardes fez carreira política na Arena ditatorial, depois passando por PDS, PPR, PPB e PP.

O tribunal tem nove membros. Três são originados no DEM, um veio do PSDB, outro do PP e dois são ligados a peemedebistas (Pedro Simon). Há também Ana Arraes, mãe do falecido Eduardo Campos, cujo PSB disputa as eleições presidenciais com Marina Silva.

Bastante neutra, portanto, a egrégia corte fiscalizadora. Seu protagonismo, em plena campanha eleitoral, promete verdadeiras lições de equilíbrio democrático.

Nenhum comentário: