quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ela gosta

 














O artigo “Me engana que eu gosto”, de Eliane “Gente!” Cantanhêde, publicado na Folha de São Paulo, é uma pérola da manipulação eleitoral. Merece estudos acadêmicos o modo como estabelece mentiras sob o pretexto de combatê-las.

Afirma que Dilma Rousseff quer “vender” Marina Silva como “‘elite branca’”, “deformando a cor” da pessebista para lhe dar um aspecto “de direita” que não teria nada a ver com a “Marina real”. Esta, nos diz Eliane, é um “Lula de saias”.

Repito: Eliane Cantanhêde escreve que Marina Silva é o “Lula de saias” para reclamar da propaganda enganosa do PT.

O texto chega ao disparate de insinuar que os eleitores de Dilma são “idiotas”, “imbecis”, “manipuláveis”, “pendurados nas boquinhas e verbonas”. E sacramenta: “Para cair no engodo [a campanha petista] só por ignorância ou por má-fé, pura e simples”.

Numa sociedade ideal, Eliane seria convidada judicialmente a provar as graves deformações e os preconceitos que acusa.

Afinal, se alguém escrevesse o mesmo sobre a jornalista, sugerindo que ela desrespeita a etnia dos adversários porque suga as “boquinhas e verbonas” que seu marido marqueteiro arranjou nas campanhas que fez para o PSDB, certamente levaria um processo na ideia. Comentado pelos “especialistas” da Folha.

Mas deixe estar. O desespero de Eliane é sempre um bom sinal.

Nenhum comentário: