segunda-feira, 9 de maio de 2011

A última vitória de Bin Laden



Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, algumas análises apontaram que a melhor reação ao terrorismo islâmico era negar sua essência genocida e autoritária, fortalecendo as instituições republicanas e os organismos internacionais, apostando na legalidade e na tolerância. Afirmava-se que a transformação dos EUA e de seus comparsas em regimes conduzidos pelo barbarismo vingativo significaria o verdadeiro triunfo de Osama Bin Laden. Incapaz de vencer as potências militares através da ação direta, ele contaminaria os inimigos com um vírus autodestrutivo que os abalaria não física, mas culturalmente.

As previsões concretizaram-se. As democracias mais desenvolvidas do planeta foram arrastadas para um ciclo vicioso de invasões ilegítimas, guerras sanguinolentas, ocupações irremediáveis, Estados de exceção, violações dos Direitos Humanos, paranóia, mentira. O império viu-se derrotado no front ideológico (a pretensa missão civilizatória) e no da segurança objetiva. Não erradicou a ameaça terrorista nem evitou que milhares de seus jovens fossem mortos ou feridos em combate.

Triste fim para a fantasia do Destino Manifesto que moveu os pioneiros da independência estadunidense. Bin Laden sai de cena (ou sua imagem passa a atender outras conveniências de Washington) deixando um retrato inesquecível da decadência moral dos EUA. E certamente há algo de melancólico na figura de Barack Obama, negro, democrata e Nobel da Paz, chamando tortura e fuzilamento de “justiça”, ordenando um assassinato extrajudicial, violando em segredo a soberania de um país aliado, ocultando provas de uma execução e tentando enganar um planeta incrédulo.

2 comentários:

Henrique disse...

Quem acredita em papai-noel?
Obama pegou Osama!
Mais uma invasão americana, no Paquistão.
Obama diz que a justiça foi feita.
Ninguém do exército paquistanês responde à invasão dos EUA.
Será que a justiça foi feita?
Ou foi uma vingança?
A grande potência bélica leva 10 anos procurando Osama.
A grande potência mata o Osama.
Teve julgamento?
Sumiram com o corpo do Osama!
E as imagens do Osama?
E os americanos festejaram a "justiça"!
OBAMA VIROU HERÓI!
Obama já tinha ganho o prêmio Nobel da Paz.
Não há questionamento à aplicação da pena ao grande terrorista!
Não há questionamento ao desrespeito à soberania do Paquistão!
Quantos morrerão por esta "justiça"?
O poder americano não passa pela jusitça verdadeira.
- O que é mais perigoso de toda esta demonstração de imperialismo, é que a sociedade americana, e outros, começam a acreditar que isto deva ser assim mesmo, que a ação seja tratada como "justa" e sem questionamentos. Não há democracia nenhuma nestes atos. O terror se combate com a aquiescência/interação de todo o mundo. O Estado de direito/justiça/democracia não existe nestas atitudes.
...
Será que os americanos acreditam em Papai-noel?!

Revista em História disse...

É, sao as consequencias da Diplomacia do Dólar e da ideia de serem os guardioes da Democracia-Liberal.